segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Nota de repúdio ao INEA e ao 15º Batalhão da PM pela ação de despejo da ocupação “Sônia Angel”


 foto: divulgação MLB


Na madrugada do dia 27 para 28, cerca de 150 famílias organizadas pelo MLB, ocuparam um terreno abandonado na cidade de Duque de Caxias, na Avenida Presidente Kennedy, Bairro São Bento.

Hoje, 29 de outubro, ocorreu de forma violenta, pelo 15º Batalhão Polícia Militar, o despejo das famílias ocupantes. O terreno, que consta sob a propriedade do INCRA, teve a solicitação de despejo pelo INEA, que alega ter direito ao uso das terras. O MNLM repudia a ação inescrupulosa da PM e do Estado. Segundo informações, a PM fez uso intenso de spray de pimenta, bombas de efeito moral e bala de borracha contra as famílias, mesmo sabendo da presença de crianças e idosos. Varias pessoas foram agredidas e pelo que consta, até o momento, 8 pessoas foram presas, sendo que uma não teve entrada em nenhuma delegacia da região.

O terreno teve sua concessão de uso vencida em novembro de 2011. Cedido até então para a Fundação Educacional de Duque de Caxias (FEUDUC), que nada fez no local. Atualmente encontrava-se abandonado e sem função social.

O MNLM RJ defende o direito à moradia das famílias que, sob liderança do MLB, se organizaram e ocuparam as terras, buscando cumprir seu uso para moradia de interesse social

Sobre essas mesmas terras abandonadas da região, no dia 4 de abril de 2012, protocolamos um ofício junto a SPU, com a solicitação para construção de 250 moradias de interesse social no local, e aguardávamos a vistoria para o repasse da área ao MNLM RJ. Compete a SPU absorver os imóveis públicos da união não utilizados e destiná-los a habitação de interesse social.

Tal processo não impedira o nosso diálogo com o MLB, como forma de apoio e integração da nossa luta.

Surpreendidos pela notícia, entramos em contato com o companheiro Heron/MLB e acionamos a Comissão de Direitos Humanos da ALERJ, que enviou um advogado ao local para auxiliar os companheir@s.

Solicitamos a imediata interferência da Secretaria de Patrimônio da União e do Ministério das Cidades, no sentido de:
  • Proceder a ida ao local;
  • Comunicar-se institucionalmente com INCRA e INEA;
  • Identificar a extensão do Imóvel necessária ao atendimento das duas demandas: MNLM e MLB e transferí-lo a SPU;
  • Atuar em conjunto conosco no sentido de impedir a continuidade da violência;
  • Corroborar com nossos argumentos para a libertação d@s companheir@s do MLB presos nesta manhã.;
Na certeza do compromisso mútuo na Construção da Política Nacional de Habitação de Interesse Social.

QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS, REFORMA URBANA JÁ!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Aniversário de 5 anos da Ocupação Manuel Congo



A Ocupação Manuel Congo completa cinco anos de resistência e luta. Localizada no centro da cidade, vizinha à Câmara Municipal do Rio de Janeiro, é um dos grandes símbolos da luta pela Reforma Urbana. O edifício de 10 andares, que permaneceu fechado e sem uso por cerca de 15 anos sob a propriedade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foi ocupado em 2007 pelo Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e com muita luta pela construção da Política Nacional de Habitação de Interesse Social conquistou através do FNHIS recursos para aquisição e requalificação do imóvel, cuja efetivação envolve Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Atualmente, residem na ocupação 42 famílias que, ao longo desses anos, construíram diversos espaços para atividades coletivas, a sala de reunião é utilizada para assembleias e, por sua localização central, por diversos movimentos sociais parceiros. O espaço educacional Criarte oferece reforço escolar e atividades culturais às crianças e adolescentes. O Restaurante e Casa de Samba Mariana Crioula estão em processo de estruturação através do projeto de sustentabilidade "A Gente Quer... Trabalho Moradia Diversão & Arte - Estação Cinelândia", selecionado em edital público do programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania, exemplos da capacidade de superação das dificuldades, a partir da construção coletiva para uma cidade justa, em defesa da vida e não da mercantilização.

Convidamos tod@s para a comemoração no dia 26 de Outubro (Sexta-Feira). 

Programação

16h - Mesa de abertura

17h30m - Entrega de certificados e fundação da Cooperativa do MNLM
   
18h - Apresentação das crianças do Espaço Criarte

19h - Apresentação multimídia sobre o histórico da ocupação

19h30m - Confraternização


SE MORAR É UM PRIVILÉGIO, OCUPAR É UM DIREITO!

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Revista "Liderança Feminina nas Lutas Urbanas"


A revista "Liderança Feminina nas Lutas Urbanas - Direito e política no caminho das mulheres", lançada em São Paulo durante o Encontro Nacional de Reforma Urbana (16/03), está disponível online.

A publicação, realizada pela Fundação de Direitos Humanos Bento Rubião, em parceria e com patrocínio de ONU Habitat e ONU Mulheres, tem o objetivo de reunir o sentimento e a visão de mulheres líderes, militantes ou cidadãs comuns, na busca pelo Direito à Cidade e à Moradia.

Dentre as várias lutas abordadas na revista, a matéria "Entrar, resistir e viver com dignidade" (p. 20-23) trata da Ocupação Manuel Congo, através de uma entrevista realizada com a coordenadora do MNLM, Maria da Lourdes.

Para conferir visualize abaixo ou acesse o link: http://pt.scribd.com/doc/110253832/A-Lideranca-Feminina-nas-Lutas-Urbanas.

A Liderança Feminina nas Lutas Urbanas

Expediente:
Coordenação institucional: Sandra Kokudai
Jornalista responsável: Tânia Coelho Reg. Prof.16.903
Edição de texto: Tania Coelho, Inaê Amado e Malu Machado
Projeto gráfico e direção de arte: Espalhafato Comunicação / Márcia Azen
Colaboração: Rosane de Souza, Verônica Couto
Transcrição: Marina Fernandes, Alexandre Braz, Fernanda Freire
Revisão: Rita Luppi
Fotos: Adriana Medeiros / Arquivo Bento Rubião
Produção: Espalhafato Comunicação

domingo, 7 de outubro de 2012

Projeto Documentário




Aconteceu nesse último sábado a 2ª oficina de vídeo e fotografia na Ocupação Manuel Congo. O objetivo dos encontros é a produção de um documentário que exponha a visão das crianças e adolescentes sobre a ocupação. O processo de construção do vídeo é entendido como um instrumento pedagógico, que atinja diversas áreas, desde a produção de narrativas, a manipulação de softwares de edição, noções básicas de vídeo e fotografia (linguagem e equipamentos), organização do trabalho em grupo e a aproximação e reflexão dos participantes sobre as lutas pelo direito à cidade.