sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Celebração da luta em Volta Redonda



O Movimento Nacional de Luta pela Moradia convida tod@s para a celebração da nossa luta, a ser realizado no dia 17 (segunda-feira), das 9h às 12h, na Câmara de Vereadores de Volta Redonda.
A Ocupação 9 de Novembro é uma conquista para os trabalhadores de Volta Redonda. Mais do que a garantia do direito à moradia a ocupação é um projeto político. O seu nome, 9 de Novembro, busca resgatar a memória dos trabalhadores e trabalhadoras de Volta Redonda que vem sendo apagada ao longo dos anos. Simboliza o vínculo das lutas de resistência em um novo tempo que se abre, o renascimento de um espírito adormecido em uma cidade que tem em cada um dos seus cantos a marca dos homens e mulheres que trabalharam na sua construção.
O processo de organização da ocupação teve inicio em 2010. O terreno da Rua Irene, no bairro de Santo Agostinho, antiga propriedade da extinta rede ferroviaria, foi ocupado em 27 de agosto de 2010 por 120 famílias, que enfrentaram o autoritarismo da Secretária de Ordem Pública, que se fez presente numa tentativa de desocupação sem abertura para diálogo, acompanhado de 3 ônibus da polícia militar, armados de fuzis e cães, 1 ônibus da Guarda Municipal e caminhão da defesa civil.
Com  a resistência no espaço, o grupo que já se organizava em assembleias mensais, construiu alojamentos, banheiro, cozinha coletiva e espaços culturais e de formação, como o espaço Criarte de educação infantil, o projeto Memória em Movimento, mais recentemente o desenvolvimento de atividades para geração de renda e o projeto de construção das 76 unidades habitacionais

 Não temais os que vos ameaçam
 Com a morte ou com difamação
 Não temais os poderes que passam -
 Eles tremem de armas na mão
 Não temais os que ditam as regras
 Na certeza de nunca perder
 Tende medo somente do medo
 De quem cala ou finge não ver...
 A Verdade vos libertará. libertará
 ....
 Não temais os que gritam nas praças
 Que está tudo perfeito e correto
 Não temais os que afirmam de graça
 Que vós nada trazeis de concreto
 Não temais o papel de profetas
 Que o papel do profeta é falar
 Tende medo somente do medo
 De quem acha melhor não cantar!
 A Verdade vos libertará. libertará!"
 (Padre Zezinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário